OLHARES DA DIÁSPORA

histórico do projeto

  • 2016

Série Fotográfica- Mocamba

Mocamba  é uma série de fotografias que deu início ao projeto OLHARES DA DIÁSPORA. As imagens do projeto foram produzidas por Jessica Lemos, durante o ano de 2016, no Quilombo Alto do Tororó, em Salvador, na Bahia. A artista esteve durante um ano imersa na comunidade para compreender as relações de gênero ali estabelecidas. O resultado foi uma série fotográfica que apresenta a relação das mulheres quilombolas com a terra, com seu trabalho, com a natureza e a ancestralidade resistente no local. A fotografia aqui é posta como uma relação dialógica de empoderamento de mulheres negras quilombolas e de salvaguarda da memória afro-brasileira presente na Bahia.

Livro de Artista - Mocamba

O fotolivro Mocamba  é uma publicação de curta tiragem feita por Jessica Lemos em 2017. O livro é organizado com as fotografias da série Mocamba, feitas no Quilombo Alto do Tororó, no ano anterior. O livro apresenta um recorte de tudo que foi registrado na comunidade, dialogando a estética de produção gráfica do material: desde o papel e a forma de encadernação, com as fotografias e poesias de artistas convidadas. O livro possui uma tiragem de cinco exemplares que já estiveram em feiras e exposições em vários lugares do país, como a Exposição de Fotolivros da Revista ZUM, em 2017, que circulou em Minas Gerais e em São Paulo. O projeto do livro participou também de feiras de publicações alternativas em Salvador. Hoje,  um dos exemplares do fotolivro Mocamba faz parte do acervo Biblioteca de Fotografia do IMS- Instituto Moreira Sales, em São Paulo. Esta publicação não está a venda. 

  • 2017

  • 2019

Olhares da Diáspora- Uma Ocupação Fotográfica

O projeto Olhares da Diáspora- Uma Ocupação Fotográfica, foi realizado por Jessica Lemos, em 2019, na cidade de São João del Rei, em Minas Gerais. A proposta de ocupação urbana com fotografias impressas em formato de lambe-lambe, fez parte da programação do Festival Inverno Cultural, que acontece todos os anos na cidade. Para a proposta, a artista exibiu fotografias de mulheres oriundas do de comunidades quilombolas da Bahia, propondo um encontro de identidades entre transeuntes e fotografias. As imagens foram instaladas no muro de uma escola municipal e após a instalação palestras e oficinas de fotografia foram realizadas no local, levando informações sobre o trabalho realizado para os estudantes. 

  • 2021

Curso Intensivo de Fotografia- Olhares da Diáspora

O Curso Intensivo de Fotografia- Olhares da Diáspora, é um projeto de oficinas de fotografia, coordenado por Jessica Lemos e destinado a mulheres negras. O projeto aconteceu em Março de 2021, na cidade de Candido Sales, na Bahia. Foram realizados quatro encontros de forma virtual, onde foram ministradas aulas práticas e teóricas sobre fotografia. No curso foram discutidos temas como: empoderamento feminino negro, o uso da fotografia como ferramenta de trabalho e de expressão de uma cultura, os potenciais envoltos na criação de narrativas visuais através da fotografia. O projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc Bahia, via Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Candido Sales.  As fotografias mostradas a cima foram feitas pelas mulheres participantes do curso como projeto fotográfico final proposto como resultado das oficinas.

  • 2021

Vídeo Exposição- Olhares da Diáspora

A Vídeo Exposição - Olhares da Diáspora é a apresentação final do projeto de oficinas de fotografia, coordenado pro Jessica Lemos e destinado para mulheres negras que aconteceu em Março de 2021, em Candido Sales. O projeto contou com quatro encontros que aconteceram de forma virtual, onde foram ministradas aulas práticas e teóricas sobre fotografia. A proposta foi financiada pela Lei Aldir Blanc Bahia, via Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Candido Sales, Bahia.